Saúde Mental – As plataformas que você mais usa podem te ajudar a manter a sua

03/04/2019 Compartilhe

Neste domingo, dia 07 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Apesar da internet não ser  a forma de tecnologia que primeiro vem à mente quando falamos sobre esse assunto, ela está recheada de atitudes que auxiliam, principalmente, em questões de saúde mental dos seus usuários. Plataformas de conteúdo e redes sociais estão desenvolvendo ferramentas para diminuir uma série de problemas. Conheça abaixo algumas dessas iniciativas:

Navegadores

O Google Chrome lançou uma nova extensão chamada Tune que permite ocultar comentários tóxicos das redes sociais. O plugin permite que o usuário veja os diferentes níveis de comentários e mute aqueles que julgar rudes ou inapropriados. Há inclusive um “modo zen”, que remove completamente os comentários de algumas plataformas, enquanto os “níveis de volume” permitem regular de acordo com o grau de toxicidade das mensagens (ataques, insultos, antissemitismo, etc). A extensão utiliza machine learning* para definir o que é tóxico. Como ele ainda está sendo testado, pode apresentar instabilidade, mas é uma ótima forma de manter sua autoestima 😉

 

Instagram

Nessa rede, que costuma estar relacionada a um estilo de vida “perfeito”, se o usuário procurar pelas palavras #depressao #ansiedade ou #suicidio, aparece a opção “Obter apoio?”. Ao clicar na tag, a pessoa será encaminhada para uma tela na qual poderá entrar em contato com um amigo, voluntários de um atendimento especializado e até obter dicas a respeito do assunto. Ninguém precisa passar por situações difíceis sozinho.

O Instagram também conta com uma opção que lhe mostra o tempo gasto na plataforma. Essa também é uma atitude positiva, pois há estudos que afirmam que limitar o uso das redes sociais em 30 minutos por dia diminui a chance de desenvolver depressão. Isso porque elas acabam aumentando os níveis de ansiedade, solidão e outros que podem levar a um quadro depressivo.

 

Twitter

O Twitter anda estudando esconder os likes e retweets para tornar a plataforma mais saudável. Ela foi apontada como uma das mais pesadas no campo emocional. Mesmo se você tiver interesse em compartilhar ou favoritar alguma publicação, será necessário clicar no tweet para que as duas opções apareçam. Isso porque estudos afirmam que a existência de botões como o “curtir” incentiva o vício e a necessidade de validação externa entre os usuários.

 

Além dessas “ajudas”, Você também pode falar com o Centro de Valorização da Vida (CVV). É só ligar no 188 ou acessar o site .

 

Gostou do nosso conteúdo? Fique sempre ligado aqui no nosso blog 😉
* Machine Learning: É um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

x

Receba Novidades

Cadastre seu email para receber informativos e novidades.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.