Mulheres na tecnologia – esse lugar também é delas

08/03/2019 Compartilhe

Mulher e tecnologia não são palavras que costumam aparecer juntas por aí. Há uma ideia geral de que as mulheres não se interessam por esse tipo de conteúdo. Acaba que essa visão é reforçada pelas campanhas publicitárias que costumam (não são todas) apresentar conteúdo sobre inovações tecnológicas para homens e conteúdo sobre moda e beleza para mulheres. Para mostrar que tecnologia e mulher tem tudo a ver, trouxemos alguns dados:

Mulheres são mais conectadas à internet

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios do IBGE, em 2016, a proporção de mulheres conectadas foi maior que a de homens: 65,5% delas tinham acesso, enquanto, o índice para eles era de 63,8%. De acordo com os dados divulgados pela agência de pesquisas Kantar TNS, no tempo livre, 93% delas acessam redes sociais e passam quase 3 horas por dia nessas plataformas.

Mulheres são maioria nos jogos de celular

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Youtube Insights, as mulheres representam 80% do público que joga em smartphones no Brasil. Embora elas ainda não tenham o costume de assistir vídeos sobre games (apenas 20% do público de canais gamers no Youtube é formado por mulheres), elas até constroem apps com gamificação. É o caso do Habitica, que gamifica o gerenciamento de tarefas, permitindo que aqueles que gostam de construir um conjunto de habilidades de um personagem e ter metas em um jogo de role-playing sejam motivados na vida real.

Mulheres eram maioria nos cursos de tecnologia

Nos primórdios das universidades de TI, as turmas eram formadas majoritariamente por mulheres porque os computadores da época faziam, basicamente, cálculos e funções de agenda, tarefas associadas ao trabalho de secretária. Entretanto, mulheres também tiveram papel importante no desenvolvimento de linguagens de programação e computadores.

E aí? Nesse Dia Internacional da Mulher, nada como esses dados para provar que as mulheres estão com tudo.

x

Receba Novidades

Cadastre seu email para receber informativos e novidades.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.